Em 1951, logo após o final da Segunda Guerra Mundial, enfrentando as
ameaças da Guerra Fria, o governo
britânico sob a liderança de Winston Churchill (1) e a Royal Air Force (RAF) estavam empenhados em
preservar e fortalecer sua capacidade estratégica de defesa e ataque. Além disso, relatórios da
inteligência indicaram que a URSS estava planejando uma ação maciça de natureza
não especificada em 1953.
Em particular, o Comando de Bombardeiros da RAF estava empenhado em substituir
os seus bombardeiros por modelos mais capazes providos das mais recentes
tecnologias, entre elas: propulsão e armas nucleares.
Nesta época, final da década de 1940 e início dos anos 50, a RAF contava
com uma frota de bombardeiros a jato composta por três aeronaves, Vickers Valiant, Avro Vulcan e Handley Page Victor, conhecidos coletivamente como V-Bombers. Os bombardeiros em V foram construídos para
serem armados com a primeira geração de armas nucleares da Grã-Bretanha,
designada como Danúbio Azul.
Foi quando surgiu o projeto Avro 730, esta aeronave deveria ter um raio de ação que atingisse a
União Soviética evitando as suas defesas aéreas.
Em 1954, uma especificação foi emitida para uma aeronave capaz de uma
velocidade de cruzeiro Mach 2,5 a uma altitude de 20 km e um alcance de 9.260 km. Durante o verão de 1955, a Avro recebeu o
contrato para desenvolver o Type 730. O 730 era um avião canard para três
tripulantes, com um comprimento de asa de 49,8 m e uma área de asa de 185,8 m².
Foi planejado para
reconhecimento e bombardeiro estratégico pela Avro Aircraft para a RAF. Tinha sido originalmente concebido em conformidade com
especificações do Ministério da Aeronáutica OR.330.
O projeto evoluiu e foi
modificado para atender as novas especificações da RB.156T, uma aeronave de
bombardeio de reconhecimento de alta velocidade capaz de realizar a missão de
entrega de armas nucleares. O 730 revisado que originalmente possuía quatro
motores foi acrescido de mais quatro, perfazendo um total de oito motores alojados
em dois pods, e a área de asa aumentada, bem como o diâmetro de fuselagem para
pouco menos de 3m e o comprimento de fuselagem reduzido para 48 m.
No início de 1957, a primeira
fuselagem do 730 estava bem avançada na fábrica de Chadderton da Avro, quando
Duncan Sandys (2) anunciou sua
decisão de cancelar todo o trabalho na maioria das aeronaves tripuladas e o que
seria o primeiro bombardeiro Mach 2+ do mundo acabou na lixeira.
Se o Avro 730 tivesse entrado
em serviço, ele teria substituído os V-Bombardeiros como a principal plataforma
aerotransportada nuclear da Grã-Bretanha.
Parte da razão para o
cancelamento foi à percepção de que, no momento em que entrariam em serviço, as
capacidades antiaéreas soviéticas teriam melhorado a ponto de não conseguirem
ter sucesso em sua missão e outro fator foi uma preferência pelo
desenvolvimento de mísseis a aeronaves tripuladas.
Características gerais do Avro
730
Tripulação: 3
Comprimento: 48 m
Envergadura: 18,2 m
Área das asas: 185,8 m²
Peso carregado: 99.790 kg
Velocidade máxima: Mach 3 (3.200 km / h)
Velocidade de cruzeiro: Mach 2.5 (2.660 km / h)
Autonomia: 9.260 km
Teto de serviço: 20 km
Leia mais em: https://en.wikipedia.org/wiki/Avro_730
(1)
Winston Leonard Spencer-Churchill
foi um político conservador e estadista britânico, famoso principalmente por
sua atuação como primeiro-ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra
Mundial.
(2)
Edwin Duncan Sandys, Barão
Duncan-Sandys, foi um político britânico e ministro em sucessivos governos
conservadores nos anos 1950 e 1960. Ele era o genro de Sir Winston Churchill.
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(361) – Fevereiro de 2019