Em 1946, após a Segunda Guerra Mundial, a política de usar pesados bombardeiros de quatro motores para ataques em massa continuou; o Avro Lincoln, uma versão atualizada do Avro Lancaster, tornou-se o bombardeiro padrão da RAF. Ainda neste ano, o estado Maior emitiu os Requisitos Operacionais OR229 e OR230 para o desenvolvimento de bombardeiros capazes de transportar armas nucleares a grande altitude e velocidade, porem sem armamento defensivo, para impedir os poderes hostis se dissuasão falhasse, ao realizar um ataque nuclear.
Em janeiro de 1947, o Ministério do Ar Britânico emitiu uma nova especificação, a B.35/46 para um bombardeiro a jato avançado destinado a transportar armas nucleares e voar perto da velocidade do som em altitudes de 15.000 m. Três empresas: a AV Roe, a Handley-Page e a Vickers-Armstrongs apresentaram seus projetos para atender aos requisitos solicitados. Enquanto que a Short Brothers apresentou um projeto de um jato de seis motores que foi julgado muito ambicioso, o Estado-Maior da Aeronáutica aceitou a apresentação da empresa para a exigência em separado, emitindo a especificação B.14/46, como um seguro no caso o esforço avançado B.35/46 tivesse problemas. A Short, no entanto apresentou um projeto conservador para atender a B.14/46, que se chamou SA4 Sperrin (1). Dois protótipos foram completados, o primeiro teve seu primeiro vôo em 1951, mas o SA4 Sperrin não teve aceitação e foi finalmente relegado apenas para fins de pesquisa e desenvolvimento.
Em
fevereiro de 1949, a Vickers-Armstrongs finalmente recebeu a encomenda de três
protótipos de conformidade com a Especificação B.35/46.
Em abril de
1951, foi emitida uma ordem de produção inicial para 25 Vickers.
Em 18 de
maio de 1951, o primeiro protótipo, número de série WB210 voou pela primeira
vez. No mês seguinte, o Vickers Type 660 recebeu o nome oficial de
"Valiant".
Em 8 de
fevereiro de 1955, a primeira ordem de produção do Valiant foi entregue à RAF.
O
Valiant foi um bombardeiro de grande altitude provido de quatro turbo jatos
projetado e construído sob a direção do designer-chefe da Vickers, George R.
Edwards e fez parte da força nuclear da Royal Air Force nos anos 1950 e 1960. Foi o
primeiro dos V-Bombers a se tornar
operacional, seguido pelo Handley
Page Victor
e pelo AvroVulcan,
mais avançados. O Valiant tem a distinção de ser o único bombardeiro a lançar
armas nucleares isto aconteceu de outubro de 1956: Às 15h27, hora local, uma
Bomba Atômica Mk. 1 de codinome Blue Danube, foi lançada de 9.144 m e detonou a
150 m acima do Kite Site na área de testes Marlainga ao Sul da Austrália.
No final de 1964, verificou-se que todas as variantes do Valiant apresentavam fadiga prematura e corrosão intercristalina em forjados de fixação das longarinas, devido ao uso de uma liga de alumínio mal formulada. Ao invés de prosseguir com um dispendioso programa de manutenção, o Ministério da Defesa aposentou os Valiant em 1965. Seus deveres foram continuados pelos outros bombardeiros V-Bombers(1) que permaneceram em serviço até a década de 1980.
Incluindo
os três protótipos, um total de 107 Valiants foram construídos. O último Valiant completo, o XD812, encontra-se em exibição
no Museu da Força Aérea Real, localizado em Cosford, Shropshire (https://www.rafmuseum.org.uk/documents/collections/1994-1352-A_ValiantXD818.pdf).
Tripulação:
cinco tripulantes, dois pilotos, dois navegadores e um oficial de eletrônica
aérea
Comprimento:
32.99 m
Envergadura:
34,85 m
Altura:
9,80 m
Área das
asas: 219 m 2
Peso vazio:
34.491 kg
Peso máximo
na decolagem: 63.600 kg
Velocidade
máxima: 913 km / h a 9.150 m
Autonomia: 7.245
km com tanques extras nas asas
Teto de
serviço: 16.500 m
(1) Todas as
aeronaves desta série (Valiant, Victor e Vulcan) receberam nomes que começaram
com a letra "V" de Victory daí a designação de V-Bombers.