Se você pensa que já viu tudo sobre aeronaves não
convencionais, veja este projeto.
ESTOLAS -Extremely Short Take Off e Landing
em Any Surface (Descolagem e a aterragem extremamente curta em
qualquer superfície) é um tipo de híbrido de aeronave que está sendo
desenvolvida em um projeto financiado pela Comissão Européia.
Apresenta um design de perfil baixo e atarracado, com motores propulsores montados na parte traseira do corpo principal, em forma de disco, que também abriga um rotor como de um helicóptero. A aeronave é composta quase inteiramente de materiais compostos e as partes ocas do corpo poderão ser cheias com hélio, para reduz peso e fornecer um empuxo vertical, adicional a aeronave. Uma de suas características principais é a possibilidade de decolar e pousar em velocidades mais baixas em pistas curtas não convencionais. Dispõe ainda uma saia almofadada para operações em superfícies naturais, tais como campos, pântanos, neve e até mesmo sobre a água! - Vejas as imagens abaixo:
A equipe do projeto está analisando a possibilidade de
quatro tamanhos diferentes, incluindo pequeno, médio, pesado e superpesado com
cargas que variam de menos de 3 a mais de 400 toneladas . O coordenador
do Projeto Alexander Gamaleyev da Universidade Técnica de Riga, na Letônia diz
que o modelo “ESTOLAS Superheavy” seria capaz de decolar e pousar em distâncias
de 175 m enquanto a versão pequena poderia fazê-lo em apenas 75.
A capacidade de carga também seria de 1,5 a 2 vezes
maior do que aviões convencionais existentes, do mesmo porte, com reduzido
consumo de combustível. Gamaleyev alega que o menor consumo de combustível
da aeronave híbrida iria colocá-la em pé de igualdade com o transporte
ferroviário em termos de custo, enquanto as emissões reduzidas de CO2 deve
torná-lo forma ecologicamente mais eficiente do mundo do transporte aéreo.
Além das operações de socorro, a equipe prevê para o
ESTOLAS uma grande variedade de aplicações, incluindo a defesa, negócios,
turismo, apoio para a construção e exploração de campos de petróleo e gás
remotos, entre outras. Ele também tem o potencial de oferecer transporte
aéreo mais barato e mais eficiente entre as cidades com pistas e aeródromos
existentes e cidades menores.
Agora que o conceito está completo, a equipe vai passar
para a fase de testar um modelo de demonstração em um túnel de vento. Isto será
seguido por testes de voo controlado por rádio (RC) antes do projeto terminar, o que esta previsto para daqui a 24 meses , abril do próximo ano. A equipe também irá examinar uma série de
opções para trazer o conceito para a realidade comercial, incluindo o
licenciamento do projeto, busca de capital de risco, ou o estabelecimento de
joint ventures com parceiros da indústria, veja o vídeo abaixo:
"Se esta aeronave conseguir passar todos os testes e realmente
cumprir com todas as promessas, ela trará uma nova era para a aviação."
Website do projeto ESTOLA: http://www.estolas.eu/en/project
Veja como o projeto esta evoluindo - ESTOLA II em: