Fugir do congestionamento terrestre, literalmente voando, será possível e sem precisar de licença de piloto. Essa
é a proposta da Terrafugia.
A Terrafugia apresenta uma animação do seu conceito
TF-X para um carro voador de quatro lugares, híbrido-elétrico de decolagem e
aterrissagem vertical (VTOL), o estudo encontra-se agora no estágio de
viabilidade.
https://youtu.be/gIEgejkGZ_c
"Os procedimentos para iniciar o voo, começão com o carro parado e em posição: A asa se desdobram para cima e os dois motores elétricos de 600 HP, instalados em nacelas nas pontas das asas, giram a noventa graus para cima, proporcionando a decolagem vertical. Após a decolagem, as naceles, giram com as hélices voltadas para a frente, proporcionando o empuxo necessário para o início do voo. Então um motor de 300 HP de combustão interna, montado em um fan na traseira assume a propulsão e ainda recarrega as baterias. Os motores elétricos das asas param de girar e as lâminas de suas hélices dobram para trás, junto as naceles, proporcionando uma melhor aerodinâmica fazendo com que o veículo atinja 322 km/h e uma autonomia de 805 km, valores aproximados. Lemes no fan traseiro proporcionam o controle do voo. Para a descida os motores elétricos das pontas das asas, voltam a funcionar, com os naceles inclinados para cima. (Conforme pode-se ver no vídeo acima)"
Para aprender a conduzir o TF-X, bastam apenas cinco
horas de aprendizado. Só é preciso inserir as coordenadas do destino para começar a voar é tudo automático.
Quanto a segurança, o protótipo será equipado com um GPS e
um sistema de sensores, capaz de calcular se o combustível será suficiente para
chegar ao destino. Esse mecanismo também é usado para prever as condições
meteorológicas, o melhor lugar para desembarque e o espaço aéreo restrito. Terá
um sistema de pára-quedas que pode será se altivado pelo condutor ou automaticamente, em caso de emergência, tornando a operação do
veículo estatisticamente mais segura do que dirigir um automóvel moderno.
A fim de facilitar a realização desta "nova dimensão da
liberdade pessoal", ele terá um preço tão baixo quanto possível. O preço
final não será definido até muito mais perto do final do projeto. O maior
componente do preço é o custo de produção. Provável que vai ser mais caro
do que um "carro normal", devido aos custos mais elevados de materiais nobres que
são empregados na sua fabricação, mas com o investimento em produção em escala
automotiva, os primeiros estudos indicam que é possível que o preço final
poderá ser aproximado ao dos "carros de luxo" de hoje. Com o aumento da
demanda, novos materiais e processos de fabricação certamente irão ser
desenvolvidos e o preço pode descer no futuro.
Desenvolvimento do TF-X
está prevista para durar 8-12 anos.
Veja também o texto fonte em: http://www.terrafugia.com/tf-x