Quando
você vê nos céus um enorme Airbus A-380 com dois andares, não pense que isto é
uma novidade, em 1949 o Douglas C-124 já existia e possuía uma fuselagem de
grandes dimensões provida destas características.
O Douglas
C-124 Globemaster II, chamado de "Old
Shakey", foi um avião cargueiro pesado desenvolvido entre o período de 1947 a 1949,
a partir do Douglas C-74 Globemaster. Serviu na II Guerra Mundial para o transporte aéreo dos USA até as bases aprendidas em Berlim. A aeronave era
alimentada por quatro grandes motores a pistão Pratt &
Whitney R-4360, de 3.800 HP cada.
Contava com duas grandes
portas e uma rampa de acesso no nariz, acionados hidraulicamente, bem como um elevador de
carga sob a fuselagem. Era capaz de transportar 31.100 kg. O seu
compartimento de carga contava duas esteiras rolantes, cada uma com
capacidade para 3.600 kg. Podia transportar tanques, armas, caminhões e
outros equipamentos pesados sem desmontá-los, enquanto que, no seu papel de
transporte de passageiros poderia levar até 200 soldados totalmente equipados
ou 127 pacientes em macas e os seus assistentes.
O C-124 voou pela primeira vez em 27 de novembro de
1949. As primeiras 448 aeronave foram entregues de maio de 1950 até 1955. O
C-124 ainda estava operacional durante a Guerra da Coréia. Eles realizaram operações de carga pesada para os militares dos EUA em todo o mundo.
Entre 1959
e 1961 transportaram mísseis Thor para a Inglaterra, do outro lado do
Atlântico. Também foi amplamente utilizado durante a Guerra do Vietnã transportando materiais provenientes dos EUA. Até que o C-5A Galaxy tornou-se operacional.
O C-124, e o seu irmão C-133 Cargomaster eram as únicas aeronaves disponíveis que podiam transportar cargas muito grandes, naquela época.
O C-124, e o seu irmão C-133 Cargomaster eram as únicas aeronaves disponíveis que podiam transportar cargas muito grandes, naquela época.
A "Air Serviço de Transporte Militar" foi à principal
operadora destas aeronaves até janeiro de 1966. Sendo que os últimos
exemplos restantes do C-124 foram transferidos para a Reserva da Força
Aérea (AFRES) e da Guarda Aérea Nacional (ANG) em 1974.
Fonte principal: en.wikpedia.org