Tudo
começou com o Faichild XC-120 em 1950...(veja a duas postagens anteriores), e este é um dos mais atuais projetos em andamento do sistema Bee-Plane.
“- Embora o tráfego aéreo tenha aumentado de forma
constante por vários pontos percentuais nos últimos anos, o conceito de
transporte aéreo não viu quaisquer alterações fundamentais desde os anos 1950. Os aeroportos estão cada vez mais congestionados, os tempos de espera são
cada vez maiores, os níveis de tráfego só estão aumentando, e as sobrecargas e
os atrasos são cada vez mais se tornando a norma em viagens aéreas", diz
Claudio Leonardi, encarregado do projeto Clip-Air.
Os cientistas suíços da “École Polytechnique Fédérale
de Lausanne” (EPFL) têm a sua maneira de amenizar esta situação, o seu projeto Clip-Air,
em desenvolvimento desde 2009 é basicamente um novo sistema de transporte
modular. Os módulos podem vir carregados em um trem e então acoplados sob uma asa
voadora para então chegarem ao seu destino final, permitindo uma maior flexibilidade para as pessoas que necessitam de
um transporte mais
amigável.
amigável.
A EPFL projetou as cápsulas com aproximadamente 30 m de
comprimento com capacidade de 30 toneladas e poderá transportar tantos passageiros como
três Airbus A320 com apenas metade do consumo de combustível. O corpo principal da aeronave deverá ter aproximadamente 60 m de envergadura.
As nossas necessidades em termos de mobilidade e a
globalização dos mercados não são os únicos fatores que estão colocando pressão
sobre o transporte aéreo. Eles são unidos por constrangimentos relacionados com
o uso inadequado da energia e os impactos ambientais por isso causados. Até o
ano de 2020, a indústria da aviação estabeleceu a meta de reduzir as suas emissões
de CO2 pela metade.
Como
obter-se a flexibilidade do transporte ferroviário no transporte aéreo?
EPFL propõe um conceito revolucionário de transporte
aéreo com base em uma asa voadora que pode transportar cápsulas móveis e
intercambiáveis. O plano consiste em uma estrutura de suporte, composta por
asas, motores, combustível e uma cabina do piloto, que suportaria as a cargas a
ser transportadas: passageiros e ou mercadorias.
As cápsulas a serem transportadas são equivalentes as fuselagens de aviões
convencionais, mas sem motores, sem cabine de piloto, sem trem de aterragem, ou
qualquer uma das outras partes que compõem geralmente as aeronaves. A premissa
por trás do Conceito Clip-Air é trazer mais flexibilidade para o transporte aéreo e
aeroportos, as mesmas que já possuem o transporte
"- Nós ainda teremos que quebrar muitas barreiras, mas acreditamos que vale a pena trabalhar em tal conceito, em desacordo com a
tecnologia de aeronaves atuais e que pode ter um enorme impacto na
sociedade", diz Claudio Leonardi.
Um modelo de 1,2 m da aeronave Clip-Air sera
exposto a partir de junho na "Normandia Aerospace" no "Paris Air Show".
Quanto
ao projeto vir a ser viabilizado, somente o tempo é que dirá.