20150519

Caprioni e outras coisas da aviação em 1918

A revista de aviação "Ardea" impressa em Nápoles entre 1918 e 1919, no período do final da Primeira Guerra Mundial. Desde o início estava voltada aos possíveis usos civil do avião: em setembro de 1918 publicou um artigo intitulado "Experiências, conclusões e propostas", onde avaliava, com muito otimismo, a sua utilização no pós-guerra. Veja parte desta publicação:

"Oscilações, ruído, frio, posições que produzem dores, são todos os inconvenientes verificados no propósito da guerra para o qual o dispositivo (o avião) se destina, e que podem ser reduzidos significativamente, muito rapidamente."
 E mais adiante, sentenciava:

"Não há lugar nesta terra que diste mais de cinco dias de viagem."

Veja, no entanto, as implicações legais de transporte aéreo que se imaginava para um futuro próximo:

"A possibilidade que se escortilham parecem ser intermináveis, porem surgem algumas questões interessantes e difíceis de resolver. O mais importante a ser mencionado aqui é se o ar estará livre para todos e que se as nações individualistas têm a obrigação de fazer e cumprir os regulamentos permitindo o uso aéreo imediatamente acima de seus territórios.”

Em 1919 a guerra tinha visto uma crescente utilização aérea de uma forma quase inimaginável alguns anos antes. 
Caproni e sua equipe.
A propaganda havia incentivado ainda mais os fabricantes de máquinas e pilotos que , conseqüentemente, estavam destinadas a melhorar as expectativas de até agora, até mesmo além do que era realmente possível com a tecnologia disponível. 
Não poucos cenários pintavam que o avião poderia invadir os céus com funções civis, pois era sabido uma a arma militar do futuro por excelência, capaz de destruir cidades e levar as nações ao rendimento.
Há entretanto descrições (entre admirados e preocupados) do que está sendo feito na França e na Grã-Bretanha. Há muitos que pensam serem capazes de transformar facilmente as máquinas de guerra em instrumentos de usos civis:


"É uma forma artesanal de pensar, usar os equipamentos militares que permanecerão disponíveis com a desmobilização. Já não é segredo para ninguém que o nosso exército (o italiano) está equipado com um poderoso equipamento aeronáutico, dizia Caproni, que têm uma escala significativa e uma gama considerável de máquinas.”

O Caproni Ca 42 bombardeiro de 1918, gigante dos céus.[1]
Estes são dias de esperanças e ilusões, os testes do Caproni podem realmente levar a converter o seu bombardeiro de três motores em transportes civis? A perspectiva é incerta, porém, ainda há muitas dúvidas sobre a fórmula ideal de um avião para o transporte e as soluções técnicas existentes ainda são insuficientes. No artigo "A Força Aérea depois da guerra," dizia-se:

"No que diz respeito ao tipo de dispositivo que terá preferência sobre os outros, vamos perceber que os bimotores sempre deram uma elevada percentagem de acidentes sendo forçados para baixo."  

E mais adiante complementa:

"À medida que o número de aviões de uma asa, o monoplano, pode certamente ser excluído, a escolha irá em seguida cair sobre o biplano ou triplano em dependendo da carga útil a ser transportada”.

Aparece (no artigo) um ponto de vista mais equilibrado do coronel Roger Pier Peccio, o da necessidade de um longo trabalho para que se possa ter um bom transporte aéreo. Em destaques o fato, contra as opiniões generalizadas e alimentadas por industriais, que não é o de transformar imediatamente os bombardeiros de Caproni da Grande Guerra, como três motores, em máquinas para o transporte de passageiros e mercadorias:

"Os dispositivos que existem agora não são de início os mais apropriados, em minha opinião, são experimentos da aviação burguesa, mas existem alguns tipos que podem prestar-se a experimentos sérios."

 Concluindo-se, talvez o mais importante seja entender que as instalações terrestres e de apoio são essenciais para permitirem rotas regulares e seguras:

"Faremos trilhas  (campos de pouso) que deverão custar menos e estações que serão equipadas com todos os órgãos de sinalização, capazes de facilitar as rota das aeronaves, tais como faróis ou balões que deverão ser elevados acima da neblina, para sinalizar (tipo os faróis usados em navegação marítima). Mesmo quando a visibilidade não for perfeita, você poderá voar, mesmo em dias que estão agora proibitivos.”

Na imagem [1] - O Caproni Ca 42 bombardeiro de 1918, gigante dos céus, este notável triplano com três motores. Ele carregava uma tripulação de quatro pessoas e possuía uma nacele menor para transportar a carga de bombas. Construído na Itália por Soc. Aviazione Caproni para o exército italiano tinha uma envergadura de 29,9 m, 13,1 m de comprimento, pesava 6700 kg e alcançava uma velocidade de 125 km / h, também tinha uma configuração twin-cauda.

Post (074) – Maio de 2015