O grande problema dos aviões elétricos é a autonomia,
baterias são pesadas, mas isso vem mudando, os aviões experimentais já existem,
alguns são modelos solares, como o Helios, da NASA.
A solução de painéis solares não serve para aviões de
verdade, o Helios tem 75 metros de envergadura e pesa pouco mais de 600 kg.
Por isso aviões como a Elektra One possuem um
desempenho abaixo do ideal, autonomia de 3 horas, aproximadamente 500 km e
capacidade de carga, incluindo piloto, de 99 kg.
Claro, com a evolução nas baterias e células de
combustível, grandes aviões elétricos podem se tornar viáveis, e a NASA está de
olho nisso, e além, o Greased Lightining GL-10 é um modelo criado
para testar a viabilidade de uma aeronave multimotor elétrica com decolagem vertical:
Os 10 motores são independentes, e o conjunto é bem
silencioso. A grande preocupação dos cientistas era a fase de transição, é
complicada, mas tudo funcionou bem, mudaram do regime de vôo vertical para horizontal
sem problemas.
No papel o GL-10 é quatro vezes mais eficiente aerodinamicamente
do que um helicóptero, afirmação que irão tentar comprovar em voos de testes.
É bonito voando, vejam:
É bonito voando, vejam:
Texto de Carlos Cardoso (resumido) – site MeioBit.
Post (065) – Maio de 2015