20150507

NASA testa protótipo de avião elétrico com 10 motores

O grande problema dos aviões elétricos é a autonomia, baterias são pesadas, mas isso vem mudando, os aviões experimentais já existem, alguns são modelos solares, como o Helios, da NASA.

A solução de painéis solares não serve para aviões de verdade, o Helios tem 75 metros de envergadura e pesa pouco mais de 600 kg.
Por isso aviões como a Elektra One possuem um desempenho abaixo do ideal, autonomia de 3 horas, aproximadamente 500 km e capacidade de carga, incluindo piloto, de 99 kg.

Claro, com a evolução nas baterias e células de combustível, grandes aviões elétricos podem se tornar viáveis, e a NASA está de olho nisso, e além, o Greased Lightining GL-10 é um modelo criado para testar a viabilidade de uma aeronave multimotor elétrica com decolagem vertical:


Os 10 motores são independentes, e o conjunto é bem silencioso. A grande preocupação dos cientistas era a fase de transição, é complicada, mas tudo funcionou bem, mudaram do regime de vôo vertical para horizontal sem problemas.

No papel o GL-10  é quatro vezes mais eficiente aerodinamicamente do que um helicóptero, afirmação que irão tentar comprovar em voos de testes. 

É bonito voando, vejam:


Texto de Carlos Cardoso (resumido) – site MeioBit.

Post (065) – Maio de 2015