Considerado a melhor aeronave militar da década de
1950, o F-86 Sabre era um caça a jato mono lugar altamente versátil tão rápido
como letal, construído pela North American Aviation (hoje Boeing) em fins da
década de 1940.
Esta aeronave foi o primeiro jato ocidental com asas em
flecha e um dos primeiros capazes de passar a barreira do som em mergulho –
entrou em ação na guerra da Coréia e durante a Guerra Fria.
Construído inicialmente para combater o russo MiG-15, o
Sabre foi enviado para missões de voo de superioridade, como por exemplo,
combates em alta velocidade.
Embora inferior ao jato russo em termos de leveza e armas,
o reduzido atrito transitório produzido pelas asas em flecha, juntamente com a
fuselagem aerodinâmica e a eletrônica avançada, garantia-lhe uma superior
mobilidade, tornando-o superior em combate.
Apesar do armamento inferior ao dos rivais, o Sabre foi
um dos primeiros jatos militares capazes de disparar mísseis ar-ar guiados, em
variantes posteriores, como o F-86E, que já tinham radar e sistemas de mira
revolucionários para a época. Estes fatores, em conjunto com o seu teto de
serviço alto e sua generosa autonomia, de cerca de 1.600 km, permitia-lhe
interceptar facilmente qualquer aeronave inimiga.
Contudo, hoje é sobretudo conhecido pelos seus recordes
mundiais, uma vez que variantes do jato bateram recordes de velocidade oficiais
nas décadas de 1940 e 1950. De fato, o F-86D fez história em 1952 não só ao
estabelecer o recorde mundial de velocidade (1.123 km/h).
Hoje, já não há F-86 ao serviço de forças armadas, mas
dado o seu estatuto icônico e fiabilidade, muitos continuam a funcionar na
esfera civil. Só nos Estados Unidos, estão registrados 50 jatos em posse de
privados.
Fonte: Quero Saber Especial, páginas 161 e 162.