Às vezes, a fim de compreender como os designers com
suas abordagens estranhas vêm à solução de problemas, você tem que se colocar lugar
deles e voltar no tempo tentando compreender a mentalidade na época.
Tal é
o caso da “Johns Multiplane”, que como sugere partir desta foto era uma
aeronave com um amontoado colossal de asas e fios.
Da mesma forma como fizeram engenheiros início do
século 20, com a necessidade de máquinas maiores e mais fortes quando as existentes
atingiram os seus limites – a solução encontrada foi a de adotar “vários juntos”.
O
que é preciso para levar um trem pesado um monte acima? Ligue várias
locomotivas em tandem. Precisa puxar carroças pesadas de minério? Use
20 mulas amarradas junta. Precisa puchar tubos pesados para locais remotos para o aqueduto de Los Angele? Use vários tratores Caterpillar em tandem.
A "Johns Multiplane" foi uma aeronave
experimental muito grande, para os padrões da época, equipada com sete asas e
seis ailerons, isso só é compreendido quando você vê o desenho da patente.
Tomando como uma solução para o problema de "maior
é melhor", Herbert Johns, Charles A. Herrmann (detentor da patente) e a equipe
do “Multiplane Sociedade Americana de Bath NY”, parece terem ido pelo mesmo
caminho, projetar um grande avião através da junção de dois biplanos e um
triplano. Uma vez que estes três aviões juntos, era natural equipá-los com
três motores, neste caso, os prontamente disponíveis “ LibertyL-12 V-12” a
pistão, de 400 HP refrigerados a água. Um deles foi mantido na posição tradicional,
no nariz, e os outros dois impulsores, montados entre as asas.
A coisa era gigantesca, porem o “Johns Multiplane” apenas
fez alguns vôos curtos, alguns terminando com incidentes.
A foto parece mostrar como um destes vôos
terminou. Note-se que o avião não está sentado em seu trem de pouso, e que
o aileron na asa inferior em primeiro plano esta bastante danificado.
A patente original foi arquivado em 3 de outubro de
1916. Os registros deste feito contam que os testes do "Mulitplane" ocorreram
entre de 1918 e 1920, quando fez uma série de pequenos saltos durante os
testes, mas acabou por ser demolido em 1920, devido à sua incapacidade de
manter o voo controlado.
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