20150505

Sete-asas, a monstruosidade!

Às vezes, a fim de compreender como os designers com suas abordagens estranhas vêm à solução de problemas, você tem que se colocar lugar deles e voltar no tempo tentando compreender a mentalidade na época. 

Tal é o caso da “Johns Multiplane”, que como sugere partir desta  foto era uma aeronave com um amontoado colossal de asas e fios.



Da mesma forma como fizeram engenheiros início do século 20, com a necessidade de máquinas maiores e mais fortes quando as existentes atingiram os seus limites – a solução encontrada foi a de adotar “vários juntos”.

O que é preciso para levar um trem pesado um monte acima? Ligue várias locomotivas em tandem. Precisa puxar carroças pesadas de minério? Use 20 mulas amarradas junta. Precisa puchar tubos pesados para locais remotos para o aqueduto de Los Angele? Use vários tratores Caterpillar em tandem.

A "Johns Multiplane" foi uma aeronave experimental muito grande, para os padrões da época, equipada com sete asas e seis ailerons, isso só é compreendido quando você vê o desenho da patente.


Tomando como uma solução para o problema de "maior é melhor", Herbert Johns, Charles A. Herrmann (detentor da patente) e a equipe do “Multiplane Sociedade Americana de Bath NY”, parece terem ido pelo mesmo caminho, projetar um grande avião através da junção de dois biplanos e um triplano. Uma vez que estes três aviões juntos, era natural equipá-los com três motores, neste caso, os prontamente disponíveis “ LibertyL-12 V-12” a pistão, de 400 HP refrigerados a água. Um deles foi mantido na posição tradicional, no nariz, e os outros dois impulsores, montados entre as asas. 

A coisa era  gigantesca, porem o “Johns Multiplane” apenas fez alguns vôos curtos, alguns terminando com incidentes. 


A foto parece mostrar como um destes vôos terminou. Note-se que o avião não está sentado em seu trem de pouso, e que o aileron na asa inferior em primeiro plano esta bastante danificado. 

A patente original foi arquivado em 3 de outubro de 1916. Os registros deste feito contam que os testes do "Mulitplane" ocorreram entre de 1918 e 1920, quando fez uma série de pequenos saltos durante os testes, mas acabou por ser demolido em 1920, devido à sua incapacidade de manter o voo controlado.
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Post (062) – Maio de 2015