O Amiot 143 que sucedeu o 140, tinha a mesma asa alta e trem de pouso fixo do Amiot 140, com a asa grossa o suficiente para permitir o acesso da tripulação aos motores por um túnel entre as longarinas da asa. O piloto sentava-se em uma cabine fechada, nivelada com a borda dianteira da asa e o navegador-bombardeiro, que também era provido de controles de voo, sentava-se na gôndola amplamente envidraçada abaixo do piloto. O operador de rádio sentava-se na parte traseira da gôndola e nas primeiras aeronaves operavam dois canhões Lewis de 7,7 mm. As torres do nariz e da dorsal , cada uma carregando um canhão Lewis, completavam o armamento defensivo, enquanto a gôndola também abrigava um compartimento de bombas interno.
Após a conclusão de 40 aeronaves, o projeto foi revisado, com a aeronave sendo equipada com um nariz mais longo, aumentando o comprimento total de 17,94 m para 18,24 m, um sistema de combustível revisado e com as metralhadoras Lewis no nariz, torres dorsais e posição ventral, cada uma sendo substituída por metralhadoras MAC 1934 de 7,5 mm com uma quarta arma para o navegador-bombardeiro disparando através de uma escotilha no chão.
As entregas do projeto começaram em abril de 1935 e continuaram até março de 1937, com um total de 138 sendo construídos. Uma versão melhorada, o Amiot 144 foi construído para atender ao requisito de 1933 para um Multiplace de Combat , equipado com um trem de pouso retrátil. Voando pela primeira vez em 18 de janeiro de 1936, apenas um foi construído.
Este bimotor tinha um design particular: o perfil da asa era tão grosso que o engenheiro podia acessar os motores ou tanques em voo pela parte interna da asa. A cabine estava em dois níveis, com o piloto no nível superior. A parte inferior era ocupada pelos artilheiros dianteiro e traseiro, pelo rádio e pelo Navegador-Bombardeiro-co-piloto, que recebia as ordens de seu posto por meio de um volante ligado ao do piloto por correntes. A parte inferior era atravessada por um corredor que acompanhava o compartimento de bombas apoiado à esquerda da aeronave. A carga de bombas era levada no porão e podia ser completada por dois coletores externos sob a asa em ambos os lados da fuselagem. O armamento defensivo composto principalmente de metralhadoras Lewis de 7,5 mm é posteriormente modificado para ser equipado com MAC 34 de 7,5 mm.
Características gerais:
Tripulação: Cinco (piloto, navegador/bombardeiro, operador de rádio, artilheiros de nariz e dorsais);
Comprimento: 18,24 m;
Envergadura: 24,53 m;
Altura: 5,68 m;
Área da asa: 100 m 2 ;
Peso vazio: 5.455 kg;
Peso bruto: 8.611 kg;
Peso máximo de decolagem: 10.360 kg;
Motorização: 2 × Gnome-Rhône 14Kirs /Kjrs motores radiais de 14 cilindros refrigerados a ar , 858 hp, cada.
Desempenho
Velocidade máxima: 295 km/h;
Alcance: 1.300 km;
Alcance da balsa: 1.995 km;
Teto de serviço: 7.500 m.
Armamento
Canhões: 4 metralhadoras MAC 1934 de 7,5 mm (uma em cada torre do nariz e dorsal, gôndola dianteira e gôndola traseira);
Bombas: 800 kg, internamente mais 800 kg, externamente.