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Amiot 143


O Amiot 143 , às vezes escrito como 143M ou 143 M.5, foi um Multiplace de Combat francês de 5 lugares da década de 1930, projetado para atender às especificações de 1928 para um monoplano capaz de bombardeio diurno e noturno, reconhecimento de longo


Em 1928, o estado emitiu nota oficial para uma multi-sede de combate capaz de cumprir missões de combate diurno e noturno. A Société Amiot venceu a competição contra outros três concorrentes. A aeronave: o Amiot 140M, equipado com motores Hispano-Suiza 12 Nbr fez seu primeiro voo em 12 de abril de 1931. Após os primeiros testes, algumas modificações foram feitas: adição de uma torre frontal, deslocamento do compartimento de bombas para a esquerda e aumentando a superfície envidraçada inferior.


O Amiot 143 que sucedeu o 140,  tinha a mesma asa alta e trem de pouso fixo do Amiot 140, com a asa grossa o suficiente para permitir o acesso da tripulação aos motores por um túnel entre as longarinas da asa. O piloto sentava-se em uma cabine fechada, nivelada com a borda dianteira da asa e o navegador-bombardeiro, que também era provido de controles de voo, sentava-se na gôndola amplamente envidraçada abaixo do piloto. O operador de rádio sentava-se na parte traseira da gôndola e nas primeiras aeronaves operavam dois canhões Lewis de 7,7 mm. As torres do nariz e da dorsal , cada uma carregando um canhão Lewis, completavam o armamento defensivo, enquanto a gôndola também abrigava um compartimento de bombas interno. 



Após a conclusão de 40 aeronaves, o projeto foi revisado, com a aeronave sendo equipada com um nariz mais longo, aumentando o comprimento total de 17,94 m para 18,24 m, um sistema de combustível revisado e com as metralhadoras Lewis no nariz, torres dorsais e posição ventral, cada uma sendo substituída por metralhadoras MAC 1934 de 7,5 mm com uma quarta arma para o navegador-bombardeiro disparando através de uma escotilha no chão. 


As entregas do projeto começaram em abril de 1935 e continuaram até março de 1937, com um total de 138 sendo construídos. Uma versão melhorada, o Amiot 144 foi construído para atender ao requisito de 1933 para um Multiplace de Combat , equipado com um trem de pouso retrátil. Voando pela primeira vez em 18 de janeiro de 1936, apenas um foi construído.


Este bimotor tinha um design particular: o perfil da asa era tão grosso que o engenheiro podia acessar os motores ou tanques em voo pela parte interna da asa. A cabine estava em dois níveis, com o piloto no nível superior. A parte inferior era ocupada pelos artilheiros dianteiro e traseiro, pelo rádio e pelo Navegador-Bombardeiro-co-piloto, que recebia as ordens de seu posto por meio de um volante ligado ao do piloto por correntes. A parte inferior era atravessada por um corredor que acompanhava o compartimento de bombas apoiado à esquerda da aeronave. A carga de bombas era levada no porão e podia ser completada por dois coletores externos sob a asa em ambos os lados da fuselagem. O armamento defensivo composto principalmente de metralhadoras Lewis de 7,5 mm é posteriormente modificado para ser equipado com MAC 34 de 7,5 mm.



Embora ultrapassadas, 87 dessas aeronaves ainda equipam os Grupos de Bombardeio na mobilização. Perante a sua extrema vulnerabilidade, os Amiot 143M foram muito rapidamente reservados para missões noturnas, mas dada a urgência da situação, certas missões foram realizadas durante o dia, como a do Sedan em 14 de Maio de 1940 que terminou "apenas" com a perda de três aeronaves.


Após o Armistício, 52 Amiot 143 foram listados na Zona Franca e 25 no Norte da África. Na metrópole, essas aeronaves são utilizadas até 1941, data em que são substituídas pelo LéO 451. Na AFN, ainda foram utilizadas durante a campanha síria de maio a julho de 1941, sendo então utilizadas para missões de transporte dentro do GT III/15.Durante a invasão da Zona Franca, apenas 11 Amiot 143 permaneceram na metrópole, dos quais apenas 3 estavam em condições de voo. Na AFN, a última aeronave foi retirada de serviço em fevereiro de 1944.


Características gerais:

  • Tripulação: Cinco (piloto, navegador/bombardeiro, operador de rádio, artilheiros de nariz e dorsais);

  • Comprimento: 18,24 m;

  • Envergadura: 24,53 m;

  • Altura: 5,68 m;

  • Área da asa: 100 m 2 ;

  • Peso vazio: 5.455 kg;

  • Peso bruto: 8.611 kg;

  • Peso máximo de decolagem: 10.360 kg;

  • Motorização: 2 × Gnome-Rhône 14Kirs /Kjrs motores radiais de 14 cilindros refrigerados a ar , 858 hp, cada.

Desempenho

  • Velocidade máxima: 295 km/h;

  • Alcance: 1.300 km;

  • Alcance da balsa: 1.995 km;

  • Teto de serviço: 7.500 m.

Armamento

  • Canhões: 4 metralhadoras MAC 1934 de 7,5 mm (uma em cada torre do nariz e dorsal, gôndola dianteira e gôndola traseira);

  • Bombas: 800 kg, internamente mais 800 kg, externamente.


Post(0535) NG - Dezembro de 2024