20241221

Avro Weapon System WS-606A

Pairando em uma clareira, o caça-bombardeiro WS-606A se prepara para pousar (USAF)



Em janeiro de 1959, o Grupo de Projetos Especiais da Avro emitiu um relatório sobre as especificações de engenharia do caça-bombardeiro Mach 3, versão VTOL do projeto WS-606A.

Esta iteração tinha aproximadamente o tamanho e o peso de um Harrier moderno. Sua asa tinha cerca de 8,8m de diâmetro, e o comprimento total da fuselagem era de 11,2m O peso de decolagem com 3.400 kg de combustível era de 11.800 kg, e uma carga de arma de 450 kg, descrita em um documento como uma bomba nuclear tática Mk 28, que tinha um rendimento selecionável de 350 kt a 1,3 Mt, que poderia ser transportada para um alvo a 965 km da base a uma velocidade de Mach 2,5. 

A propulsão era fornecida por um motor de modo duplo que combinava uma turbina de fluxo radial, para decolagem e pairar, com seis ramjets Marquardt para cruzeiro supersônico.

A decolagem e aterrissagem verticais eram obtidas desviando o impulso do propulsor radial para baixo através de uma série de ranhuras ao redor da borda do disco, formando um efeito de "parede de cortina". Vários spoilers nas ranhuras podiam variar o tamanho dos orifícios e desviar o fluxo de ar em qualquer direção desejada. O voo para a frente deveria ser obtido desviando o fluxo para trás e acelerando para velocidades em que os motores ramjet sustentassem a combustão. No voo horizontal, o fluxo do ventilador era usado para controle de atitude, bem como impulso, e a velocidade supersônica deveria ser obtida usando a potência ramjet, mas ao custo de alto consumo de combustível.


Caça-bombardeiro WS-606A em voo de alta altitude sob potência ramjet (USAF)


Desenho de 3 vistas do caça-bombardeiro. A linha tracejada atrás do cockpit indica uma carenagem ampliada para compartimento de armas especiais (bomba nuclear) e combustível adicional (USAF)


Post(0536) NG - Dezembro de 2024