20241204

Flying Jeep - OV-10A

Este ano (1964), vimos os primeiros voos do gigante XB-70 (1), construído para velocidades de 2.000 mph, e do A-11, já voando a mais de 2.000 mph. Mas alguns especialistas militares acreditam que o desenvolvimento mais emocionante da aviação recente foi o início da construção em 1964 de um pequeno avião (menos de 40 pés de comprimento) que não chega a atingir uma velocidade máxima de 300 mph - o "Flying Jeep", como o presidente Johnson o chamou.

Oficialmente, é o OV-10A, projetado para se tornar nosso primeiro caça aéreo na selva. Ele é necessário para lidar com a crescente ameaça de guerras de fogo de mato nas quais jatos supersônicos e aviões rápidos movidos a hélice têm sido de pouca utilidade.

Aqui está uma lista parcial do que o turboélice bimotor foi projetado para fazer:


• Voar a uma velocidade de até 65 mph; atingir quase 300 em aceleração máxima.

Decolar e pousar sobre uma barreira de 50 pés em pistas primitivas com menos de 800 pés de comprimento - 600 pés com carga mínima ou 900 pés com um motor falhando durante a decolagem.

• Pousar e decolar de porta-aviões sem catapultas ou ganchos de parada.

• Voar em altitudes que variam do nível do topo das árvores a mais de 30.000 pés.

• Converter para um anfíbio com um simples par de flutuadores que carregam rodas retráteis.

• Usar combustível de jato, gasolina automotiva e até mesmo alguns tipos de óleo diesel. • Carregar 2.400 libras de bombas, quatro metralhadoras, dois mísseis Sidewinder.

• Transportar cinco soldados, ou até 3.200 libras de carga.


O "Jeep" está sendo construído pela North American Aviation Co. em Columbus, Ohio. O projeto superou outros oito na competição COIN patrocinada pelo governo.


Por que precisamos de um Jeep Voador? Jatos supersônicos não só voam rápido demais para encontrar e atingir alvos elusivos na selva, mas também são máquinas delicadas e complexas que exigem muita manutenção, um enorme estoque de peças de reposição e combustíveis especiais para mantê-los em ação.


Na outra ponta do espectro de desempenho, temos helicópteros que voam devagar, podem pairar sobre alvos pequenos e vasculhar matagais na selva, mas também,muitas vezes, eles são alvos fáceis quando chegam ao seu nível mais eficaz de combate de guerrilha.


Pequeno, mas espaçoso. Embora tenha apenas 38 pés e 8 polegadas de comprimento. 

Simples e altamente prático, seu design tem uma forte semelhança com o P-38 da Segunda Guerra Mundial. O avião COIN tem um cockpit exclusivo de dois lugares, bem à frente de hélices contra rotativas. Isso dá ao piloto e ao observador um amplo campo de visão de 180 graus. Alguns deles terão um sistema de varredura de TV de baixo nível de luz, para aumentar a eficácia em missões de busca.


Com uma altura de 8 pés e 9 polegadas, o avião COIN terá bastante espaço em seu compartimento de carga de 111 pés cúbicos na parte traseira da cabine. Além de poder acomodar tropas, o espaço pode ser adaptado para transportar dois homens feridos em macas e um médico acompanhante.


As asas não cônicas do avião COIN abrangem apenas 30 pés e são construídas com nervuras idênticas para simplificar reparos de emergência. Um tanque de asa de 210 galões e um tanque descartável de 150 galões darão a ele um alcance de mais de 1.200 milhas. Em combate, o avião será capaz de voar sobre seu alvo por mais de duas horas antes de precisar ser reabastecido. E mesmo que seja atingido, com um terço de sua capacidade de combustível contida em tanques auto vedantes, ele ainda será capaz de voar 100 milhas.


Mas o avião não precisa voltar à base para permanecer em ação. Um trem de pouso robusto permitirá que ele pousasse em uma clareira na selva, onde pode abastecer com gás usado por caminhões do Exército. Suas metralhadoras de 7,62 mm podem ser carregadas com munição usada por tropas terrestres.


Como ele deve pousar em clareiras curtas, a aeronave perderá altitude a uma taxa de até 20 pés por segundo, cerca do dobro da de aeronaves convencionais. O choque terrível em seu trem de pouso triciclo principal será parcialmente amortecido ao equipar o avião com pneus extragrandes de baixa pressão e amortecedores telescópicos. Porta-vozes do Bureau of Naval Weapons, que é responsável pelo projeto para o governo, dizem que o trem de pouso será forte o suficiente para suportar o choque de pedras afiadas e buracos.


Motores leves. O avião será movido por dois motores turboélice Garrett-AiResearch T76 de 660 cavalos de potência. Eles são extremamente potentes, mas leves, apenas 285 libras, e construídos de forma simples para que possam ser mantidos em áreas de combate avançadas.


O problema da estabilidade direcional é extremamente importante porque o avião frequentemente operará logo acima das copas das árvores. É por isso que ele recebeu lanças duplas, que aumentam a estabilidade em aviões bimotores, e uma cauda horizontal de 15 pés de altura que se eleva sobre a esteira da hélice para minimizar o efeito de turbulência. Flaps de asa extragrandes também ajudam a desviar o fluxo de ar.


O design da cauda também facilita o acesso ao compartimento de carga traseiro. Os paraquedistas podem saltar livremente sem perigo de bater na cauda. No solo, caminhões ou ambulâncias podem ser conduzidos sob a cauda e até a escotilha de carga para descarregamento rápido e eficiente.


Assim como o Jeep de quatro rodas da Segunda Guerra Mundial realizou tarefas difíceis em tempos de paz, seu primo aéreo parece idealmente adequado para vários trabalhos civis.


O Flying Jeep pode ser extremamente útil em áreas remotas, onde pistas prontas não existem. Pode ser usado para levar trabalhadores de socorro às áreas atingidas por desastres ou tropas para reprimir tumultos. Mesmo que nunca entre em combate, pode desempenhar um papel vital na aviação.


CIÊNCIA POPULAR DEZEMBRO DE 1964




Post(0531) NG - Dezembro de 2024