Projetado para a Royal Mail Steam Packet Company, o Bristol Tramp era uma aeronave triplano de transporte de passageiros e correio aéreo movida a vapor britânica. A Royal Mail Steam Packet Company tinha apenas experiência limitada com motores de combustão interna, mas amplo conhecimento operacional de usinas de energia de turbina a vapor. Como resultado, o Tramp seria movido por uma turbina a vapor, alojada em uma sala de máquinas na fuselagem, acionando hélices nas asas por meio de embreagens e eixos de transmissão.
Tarde demais para a guerra, o uso pretendido passou a ser aeronaves de passageiros com capacidade para 50 passageiros e quatro motores acionando duas hélices.
A consideração então passou a ser o uso de um par de turbinas de 1.500 HP do tipo Ljungstrom, transportando 40 passageiros, com uma versão de barco voador.
Esta proposta não foi apoiada pelo Ministério da Aeronáutica, pelo que foi concebida uma versão reduzida, embora isto exigisse turbinas mais pequenas com metade da potência, uma vez que a fuselagem não teria aguentado.
Foi impossível construir um sistema de circuito fechado de alta pressão, leve e confiável. No final, dois protótipos do Tramp (nºs 5871 e 5872) foram construídos em 1921, mas problemas com as embreagens e transmissões fizeram com que nenhum deles voasse e o projeto foi abandonado.
Dois protótipos foram concluídos em 1921, mas as embreagens deram problemas contínuos e nenhuma delas voou. Elas foram utilizadas como plataformas de teste em solo por vários anos antes de serem desmontadas.
Fonte: Bristol Aircraft Since 1910, CH Barnes, Putnam.
Post(0534) NG - Dezembro de 2024