Alguns professores de
uma faculdade de engenharia foram convidados a entrar num avião. Após
acomodarem-se confortavelmente, eles foram informados de que aquela aeronave
havia sido projetada e construída por seus alunos. Quase em pânico, todos
se levantaram e, desesperadamente, correram para fora, exceto um deles que ali
permaneceu serenamente, sentado em sua poltrona. Quando elogiado por uma
das aeromoças por sua evidente confiança nos alunos, ele respondeu:
- "Sei muito bem da
capacidade desses estudantes. Se realmente foram eles que construíram essa aeronave,
a minha confiança, de verdade, é de que essa droga não vai nem dar a partida”!
Bem... que o nosso sistema de ensino está bastante
comprometido pela péssima qualidade não é preciso dizer aqui. E creio que só
piora por falta de investimentos em educação.
O Stearman
(Boeing) Modelo 75 - Kaydet era um biplano
convencional de construção robusta, motor radial, com um trem de pouso grande e
fixo e acomodação para o aluno e o instrutor em cockpits abertos em tandem.
Foi
um biplano usado como aeronave militar e de treinamento, dos quais
pelo menos 10.626 foram construídos nos Estados
Unidos pela Stearman Aircraft durante os anos 1930 e 1940. Em 1934
Stearman tornou-se uma subsidiária da Boeing.
Amplamente
conhecido como o Stearman, Boeing Stearman ou Kaydet, ele serviu
como um treinador primário para as Forças Aéreas do Exercito, da Marinha dos
Estados Unidos e para a Real Força Aérea Canadense em toda a Segunda
Guerra Mundial.
Após
a Segunda Guerra Mundial, milhares destes aviões foram leiloados para civis e
ex-pilotos, tornando-se populares como aviões agrícolas, desportivos e
acrobáticos em uso em shows aéreos.
Muitos
foram modificados para utilização agrícola, com um funil de pesticidas ou
fertilizantes montado no lugar da frente do cockpit, com barras de
pulverização, e bicos montados abaixo das asas mais baixas. A modificação de
aprovação popular terminou aumentando o peso máximo de decolagem e queda de
desempenho, resultando na necessidade de um motor maior, o escolhido foi o Pratt
& Whitney R-985 com uma hélice de passo constante.
Uma
imagem icónica de um filme é uma cropduster Stearman perseguindo Cary Grant
através de um campo em North dy Northwest (1) (o avião que perseguiu
Grant era na verdade uma Naval Aircraft Factory N3N Canárias; o avião que
atinge o caminhão é um Stearman). Christopher Reeve e Scott Wulson são
mostrados voando 1936 variantes desta aeronave no filme O Aviador em1985.
Tiveram
três designações diferentes, baseadas na potência do motor:
PT-13,
com o motor de Lycoming;
PT-17,
com o motor R-670 continental;
PT-18,
com o motor de Jacobs.
O
Kaydet foi um biplano com uma boa e resistente estrutural, confortável tanto para
o estudante como para o instrutor.
Um
exemplar encontra-se preservado no Museu Asas de um Sonho (2) que fica
situado no município de São Carlos , interior do Estado de São Paulo.
Características
principais:
Tripulação: 2
(estudante e instrutor)
Comprimento:
7,54 m
Envergadura:
9,81 m
Altura:
3 m
Área
alar: 27,7 m2
Peso
vazio: 878 Kg
Peso
de decolagem: 1 200 kg
Número
de motores: Um motor radial com sete cilindros
Potência
do motor: 220 hp (R-670 continental)
Velocidade
máxima: 217 km/h
Teto
de serviço: 4.024 m
1
- North dy Northwest é umfilme clássico
de suspense onde Roger O. Thornhill, um executivo publicitário de Nova York
(Cary Grant) é perseguido pelo implacável espião Phillip Vandamm (James Mason).
Caçado implacavelmente o atormentado Thornhill termina em uma viagem através do
país, encontrando a bela e misteriosa Eve Kendall (Eva Marie Saint) ao longo do
caminho. Os capangas de Vandamm se aproximam de Thornhill, resultando em várias
seqüências de ação icônicas sendo uma delas esta em que é atacado por um Stearman.
2-
O Museu TAM, anteriormente denominadoMuseu
Asas de um Sonho,
é uma instituição cultural localizada na cidade de São Carlos, no interior do
estado de São Paulo, que se encontra fechado desde o final de janeiro de 2016,
sem previsão de reabertura. É o maior museu de aviação do mundo mantido por uma
companhia aérea privada.
Uma viagem de avião em 1923
tendo como rota descrita no plano de viagem como "De Londres a Paris
"...Imagine a sensação... Se ainda
hoje encontramos muitos que tem medo de viagens aéreas, pense na coragem dessas
pessoas, tripulação e passageiros daquela época. Enfim pensem nessa grande aventura digna de
ser relembrada, nos seus mínimos detalhes note que não faltava até o
tradicional chá da tarde servido na melhor porcelana e um jornal para passar o
tempo.
Viagem aérea aconteceu em 1923,
entre Londres e Paris a companhia aérea foi a Handley Page Transport Ltd. e a
aeronave usada um Handley Page Type O,
um biplano bombardeiros da Primeira Guerra Mundial modificado para o transporte
de passageiros.
A tarifa foi de 300 francos, o que equivale a
cerca US $ 25 ou em valores atualizado algo como US $ 350 praticamente o dobro
do custo atual.
Era na época era um dos maiores
de aviões de passageiros a Serviço dos Ingleses. Foi projetado para ter suas
asas dobráveis para facilitar a sua acomodação nos hangares existentes no seu
tempo, sendo abertas e fixadas em posição para colocá-las em condições de voo.
Sua capacidade de transporte
era de dez passageiros sentados na sua cabine espaçosa, sendo que cada
passageiro poderia transportar consigo cada um, cinquenta libras (22,7 kg) de
bagagem. "
O vídeo mesmo em preto e branco
mostra imagens fantásticas das aéreas sobrevoadas durante o percurso, praias,
fazendas enormes, construções, natureza, pessoas...
O Handley Page Type O foi um
dos primeiros bombardeiros biplanos usados pela Grã-Bretanha durante a Primeira
Guerra Mundial. Na época, era a maior aeronave que havia sido construída no
Reino Unido e uma das maiores do mundo.
Durante a primeira Guerra Mundial, estas aeronaves foram usadas na França para ataques noturnos
táticos contra alvos na França e na Bélgica ocupada pelos alemães e para o
bombardeio de alvos industriais e de transporte na Renânia.
Possuía duas versões
principais, a Handley Page O / 100 (HP11) e a Handley Page O / 400 (HP12). A
impressão causada pelo Tipo O foi tal que por muitos anos após a guerra,
qualquer aeronave de grande era chamada de "Handley Page". Após a guerra, O / 400s permaneceram no
esquadrão a serviço até serem substituídos pelos Vicky Vimy no final de 1919.
Após o final da guerra estas excedentes
aeronaves foram convertidas para uso civil no Reino Unido e nove foram
utilizadas pela Handley Page Transport.
A Handley Page Transport Ltd.
foi uma companhia aérea fundada em 1919 por Frederick Handley Page na nova era
do voo civil após a Primeira Guerra Mundial. Os primeiros aviões eram os
Handley Page Type O / 400 modificados para uso de passageiros. Estes voaram entre
Londres e Paris.
A pedido do Ministério da
Aeronáutica, o Handley Page Type W8 foi usado mais tarde entre Paris e
Bruxelas. Em 31 de março de 1924, os ativos e as operações da Handley Page
Transport foram fundidos com outras três companhias aéreas britânicas para dar
origem a Imperial Airways.
A empresa em si permaneceu
adormecida até reconstituída para assumir a Miles Aircraft em 1947 como Handley
Page (Reading) Ltd ... Aeródromo de Cricklewood A Aeródromo de Cricklewood era
adjacente à fábrica da Handley Page em Cricklewood, estabelecida em 1912. O
aeródromo era usado por a fábrica e a empresa de transporte. Inicialmente,
porém, a Handley Page Transport utilizou o Hounslow Heath Aerodrome para
embarcar ou desembarcar passageiros para a verificação de sua documentação,
pois as instalações alfandegárias não existiam em Cricklewood até 17 de
fevereiro de 1920. A empresa inaugurou um serviço aéreo Londres-Paris a partir
do Cricklewood Aerodrome em 1920.
Rolls-Royce
Eagle VIII
O aeródromo foi fechado em
1929, como estava sendo cercado pelo desenvolvimento suburbano, e o Golders
Green Estate foi construído no local. Um novo aeródromo foi construído em
Radlett, onde a maioria das aeronaves seria construída. No entanto, a
construção de aeronaves em Cricklewood continuou até 1964, quando as
instalações foram vendidas para se tornar a propriedade comercial Cricklewood.
Características
principais:
Tripulação: 4/5
Passageiros: 12/14 passageiro(s)
Especificações (Modelo: O/400)
Comprimento: 19,16 m
Envergadura: 30,48 m
Altura: 6,71 m
Peso vazio: 3.856 kg
Peso máx. de decolagem: 6.060 kg
Propulsão: 2 x motores a pistão em linha Rolls-Royce
Eagle VIII