O Kawanishi K-200 foi um conceito para um hidroavião movido a turbojatos proposto no Japão no final da Segunda Guerra Mundial .
Com o Japão em um estado crítico, o K-200 nunca chegou à prancheta. Há muito poucos dados sobre o K-200 e as ilustrações contemporâneas do K-200 são baseadas em especulação.
Com base nos projetos E11K1 e K-60 da empresa , o K-200 deveria usar seis turbojatos. A sugestão de que o K-200 pretendia substituir outros hidroaviões pesados de longo alcance no serviço da Marinha Imperial Japonesa (IJN) e que o K-200 também foi proposto como plataforma de entrega para transportar uma arma nuclear japonesa para os Estados Unidos não é apoiada por evidências.
O IJN pode ter pedido a Kawanishi para considerar um hidroavião movido a turbojato ou pode ter sido uma iniciativa da empresa. O suporte para o último vem do pedido do IJN para o Kawanishi H11K Soku e o K-60, ambos grandes hidroaviões, e assim a sugestão pode ter sido apresentada.
Para um hidroavião tão grande, o K-200 provavelmente teria sido movido pelo turbojato Ne-330. Este foi o último projeto em andamento antes do fim da guerra e que tinha a maior classificação de empuxo, com 1.300 kg de empuxo. No entanto, o Ne-330 consumia 1,95 kg de combustível por kg de empuxo e seis motores Ne-330 teriam feito com que o K-200 precisasse dedicar uma grande parte de seu peso para combustível. Uma consequência disso seria um alcance operacional bastante curto, inferior ao principal hidroavião da IJN, o Kawanishi H8K "Emily", embora a velocidade fosse maior. Este alcance mais curto teria tornado o K-200 um candidato ruim como uma aeronave capaz de chegar aos EUA para entregar uma arma atômica.
É provável que o K-200 ostentasse um encaixe de arma semelhante ao H8K . Isso consistiria em um canhão Tipo 99 de 20 mm em uma torre de cauda e em uma torre no topo da fuselagem, à frente das asas. Bolhas nas laterais da porta dianteira do casco teriam carregado a metralhadora Tipo 99 ou Tipo 92 de 7,7 mm . Outro canhão estava localizado no nariz. O K-200 também pode ter sido capaz de carregar torpedos, cargas de profundidade ou bombas.
Vale ressaltar que uma dessas ilustrações do K-200 se parece muito com o Beriev R-1 russo .
A guerra terminou antes que os planos para o K-200 pudessem ser concluídos.
Post(0524) NG - Novembro de 2024