20240731

McDonnell XF-85 Goblin

O McDonnell XF-85 Goblin foi uma aeronave protótipo concebida durante a Segunda Gerra Mundial pela McDonnnel Aircraft. Era um caça parasita pelas suas características intrínsecas, seria lançado através do compartimento de bombas de um Convair B-36. Devido a lições aprendidas durante a guerra, no que toca a escoltar bombardeiros para que possam concluir com sucesso a sua missão sem serem abatidos, a sua missão seria a de defender o bombardeiro de interceptações inimigos. Dois protótipos foram construídos. Foi o menor caça a jato já construído.

Foi uma resposta à necessidade da USAAF de ter nas suas fileiras um caça capaz de ser transportado a bordo de Northrop XB-36 ou B-36 (nesta altura, ambos ainda estavam em desenvolvimento). Esta necessidade resolvia o alcance limitado dos interceptores quando comparado com o grande alcance dos bombardeiros. Apesar de os resultados dos testes de voo terem sido positivos, o desempenho da aeronave era inferior ao dos caças a jato que teria que combater, além da dificuldade na operação de recolha da aeronave de volta à nave-mãe.

Tendo o programa foi cancelado apenas um ano após iniciar, os únicos dois exemplares construídos foram relegados a peças de museu.

Post (475) Julho de 2024

20240729

Brazilian Clipper

"Chega hoje a esta Capital, na sua primeira viagem regular, o Brazilian Clipper"

O GRANDE AEROPLANO ATERRISARA NA ESTAÇÃO FLUTUANTE DA PANAIR NA PONTA DO CALABOÇO

Depois de novas experiencias a que foi submetido em seguida ao seu baptismo nesta capital, o Brazilian Clipper realiza a sua primeira viagem regular na linha Miami-Rio de Janeiro, devendo os automoveis das pessoas que foram receber os illustres viajantes, entre os quais ha varios turistas norte-americanos e o Sr. Luiz A. Soresi, "manager" do ex-campeão mundial de box, Primo Carnera. Em Natal onde pernoitou, ás 17 horas e 12 minutes. Partindo de Natal, ontem, ás 8 horas e 10 minutos, a grande aeronave escalou em Cabedello, Maceió e Aracaju', chegando á Bahia ás 15 horas e 3 minutos. (Isto é o que consta no texto da imagem)


O HYDRO-AVIAO "BRASILIAN CLIPPER"


Um gigante para o Brasil.
Em agosto de 1934 a Pan Am apresentou para o Brasil o gigante Sikorsky S-40.  Com 20,6 metros de comprimento e 34,8 metros de envergadura, a aeronave era imensa para a época, com capacidade para até 37 passageiros, alcance capaz de atravessar oceanos e velocidade superior aos concorrentes. Dessa vez não era apenas um voo de demonstração, o S-40 foi designado pela Pan Am  para operar a rota Miami - Rio de Janeiro regularmente. Sua introdução reduziu o tempo de viagem de 8 para 5 dias. A primeira unidade recebida pela companhia foi batizada de Brazilian Clipper. No Brasil o  S-40  também foi conhecido como Super Clipper. A Pan Am  operou com essa aeronave para o Brasil até 1945, quanto foram substituídos pelo DC-4.

Post (474) Julho de 2024

Veja mais sobre o Brazilian Clipe nest link..