20241125

Hidroavião Kawanishi K-200


O Kawanishi K-200 foi um conceito para um hidroavião movido a turbojatos proposto no Japão no final da Segunda Guerra Mundial . 


Com o Japão em um estado crítico, o K-200 nunca chegou à prancheta. Há muito poucos dados sobre o K-200 e as ilustrações contemporâneas do K-200 são baseadas em especulação.


Com base nos projetos E11K1 e K-60 da empresa , o K-200 deveria usar seis turbojatos. A sugestão de que o K-200 pretendia substituir outros hidroaviões pesados ​​de longo alcance no serviço da Marinha Imperial Japonesa (IJN) e que o K-200 também foi proposto como plataforma de entrega para transportar uma arma nuclear japonesa para os Estados Unidos não é apoiada por evidências.

O IJN pode ter pedido a Kawanishi para considerar um hidroavião movido a turbojato ou pode ter sido uma iniciativa da empresa. O suporte para o último vem do pedido do IJN para o Kawanishi H11K Soku e o K-60, ambos grandes hidroaviões, e assim a sugestão pode ter sido apresentada.


Para um hidroavião tão grande, o K-200 provavelmente teria sido movido pelo turbojato Ne-330. Este foi o último projeto em andamento antes do fim da guerra e que tinha a maior classificação de empuxo, com 1.300 kg de empuxo. No entanto, o Ne-330 consumia 1,95 kg de combustível por kg de empuxo e seis motores Ne-330 teriam feito com que o K-200 precisasse dedicar uma grande parte de seu peso para combustível. Uma consequência disso seria um alcance operacional bastante curto, inferior ao principal hidroavião da IJN, o Kawanishi H8K "Emily", embora a velocidade fosse maior. Este alcance mais curto teria tornado o K-200 um candidato ruim como uma aeronave capaz de chegar aos EUA para entregar uma arma atômica.


Os motores foram montados no topo da asa, três por asa. Esta posição minimizaria a ingestão de água pelos motores.

É provável que o K-200 ostentasse um encaixe de arma semelhante ao H8K . Isso consistiria em um canhão Tipo 99 de 20 mm em uma torre de cauda e em uma torre no topo da fuselagem, à frente das asas. Bolhas nas laterais da porta dianteira do casco teriam carregado a metralhadora Tipo 99 ou Tipo 92 de 7,7 mm . Outro canhão estava localizado no nariz. O K-200 também pode ter sido capaz de carregar torpedos, cargas de profundidade ou bombas.

Vale ressaltar que uma dessas ilustrações do K-200 se parece muito com o Beriev R-1 russo .

A guerra terminou antes que os planos para o K-200 pudessem ser concluídos.


Post(0524) NG - Novembro de 2024